Cuidados básicos no uso da internet podem evitar dores de cabeça e prejuízos pessoais e profissionais. O setor de Tecnologia da Informação (TI) da Gertel explica neste artigo como escapar de ciladas cibernéticas. Conforme a TI, é muito mais uma questão de ter atenção e cautela na navegação do que um super conhecimento em tecnologia.
Primeiro, ligue o “desconfiômetro”. Depois, verifique se o site começa com o “https://”. O “s” no final da sigla do chamado protocolo de transferência de hipertexto seguro é um baita indicativo da confiabilidade do site.
Cuidado com as pegadinhas. Para pegar os incautos, os internautas que esqueceram os óculos em casa ou aqueles analógicos por convicção, os golpistas gostam de criar URLs (endereços de sites), imitando páginas famosas, de forma mais ou menos realista. Na corrida, muita gente cai. Desconfie de “g00gle.com” ou taxacorreios.com, entre outros.
É muito bom para ser verdade. Sabe aquele produto que custava R$ 1 mil e agora é anunciado na internet, em um site desconhecido, por R$ 100? Desconfie de ofertas irrealistas. Pode até existir uma barbada assim no mercado, mas a chance é de 1/1.000.000 de que se trata de golpe.
Não saia clicando em tudo. Dizem que informação é poder. Imagina então, alguém ter acesso aos seus dados bancários, senhas e acessos? Não saia clicando em tudo. Não clique em links suspeitos ou não solicitados, enviados por e-mail ou mensagens de texto.
Este site verifica o golpe. Sempre que ficar com a pulga atrás da orelha, acesse o site https://www.siteconfiavel.com.br. É uma recomendação da nossa TI. Para testá-lo, submetemos à pesquisa o site que citamos acima, o “g00gle.com”. Apareceram duas indicações de “suspeito!”, pois ele não consta com “https://”, além de não aparecer na busca do Google real. A palavra “estranho” e “perigoso” não poderiam ser mais claras. Portanto, recorra ao Site Confiável.
Procure os especialistas. Se tiver alguma dúvida sobre a área da tecnologia, pode enviá-la neste formulário, que a nossa equipe de TI responderá. As perguntas serão publicadas anonimamente no informativo Gertel News.
Comments